Projeto Arte Geométrica
Eixos Temáticos: Matemática - Geometria / Artes / História / Língua Portuguesa |
Público Alvo: Alunos do EnsinoFundamental e alunos do ciclo III EJA
Objetivos:
Aprender a utilizar a internet como fonte de pesquisa. Perceber semelhanças e diferenças entre objetos no espaço, identificando formas tridimensionais ou bidimensionais, em situações que envolvam descrições orais, construções e representações.
Conteúdos:
• Relacionar a geometria da pintura do quadro de Tarsila do Amaral com seus conhecimentos sobre geometria;
• Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos;
• Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes - retângulos, quadrados, círculos, triângulos; linhas curvas e linhas retas,relacionando algumas propriedades
• Perceber a relação entre a arte e os elementos geométricos;
• Diferenciar formas geométricas planas e identificá-las pelos seus nomes - retângulos, quadrados, círculos, triângulos; linhas curvas e linhas retas,relacionando algumas propriedades
Justificativas:
Este tema serve para fazer com que a criança comece a perceber a Geometria pelas cores e formas presentes em obras de arte, em uma atividade que permite conexões com as outras disciplinas.Também direciona os alunos jovens e adultos ao conceito de que é possível realizar arte e geometria ao mesmo tempo,percebendo propriedades importantes nas figuras geométricas relativas ao seu perímetro e a sua área.
Resumo das Atividades:
- Nesta atividade, aprenderemos e reforçaremos a fazer pesquisas na internet. Vamos conhecer o site de busca “Google” e pesquisar sobre a vida e obra da artista Tarsila do Amaral entre outros artistas plásticos. Os alunos divididos em grupos de 3 elementos escreverão numa folha de sulfite tudo que acharem de mais importante sobre a pintora e desenhista. Terminada essa etapa os alunos irão ler suas pesquisas para o restante da turma.
- Vamos também conhecer e navegar pelo site oficial da Tarsila do Amaral (http://www.tarsiladoamaral.com.br/).
- Vamos conhecer algumas de suas obras, mas faremos uma análise da pintura “A Gare” sob a perspectiva geográfica, histórica, artística e matemática.
- Faremos uma leitura compartilhada de alguns trechos do livro “Mestres das Artes no Brasil – Tarsila do Amaral”. - A idéia principal será analisar a pintura para que os alunos façam o reconhecimento das figuras geométricas planas envolvidas na mesma, assim como linhas curvas e linhas retas. Os alunos serão convidados a realizar produções artísticas utilizando as principais figuras geométricas.
- Após a análise da pintura, será proposto às crianças que façam uma releitura da obra “A Gare” de Tarsila do Amaral.
Duração:
2 a 3 aulas aproximadamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário